Feira de Nova Colina
A primeira feira da antiga vila dos Palmares foi organizada pelo notável Jose Raimundo de Oliveira. Há muitos anos atrás na atual rua que tem o seu nome.
Com o passar do tempo no final do século XIX e boa parte do século XX a feira de Nova Colina surpreendiam a todos por ser considerada uma das mais extraordinária extensa e populacional feira da Chapada Diamantina, atualmente se tornou uma das menores e menos investida comercialmente em todos os níveis de desempenho.
Antes considerada a melhor feira por atender toda região, hoje já não é mais, perdendo força, aquelas pessoas que tinham de deslocar até a feira, hoje devido a evolução, as pessoas das localidades vizinhas encontram produtos essenciais nas suas portas. deixando de lado a tradição de ir até a feira principalmente com burros e cavalos. Mas, com todas essas dificuldades que a feira encontra ela continua existindo não com a tradição de antes mas com a força de vencer de hoje.
HISTÓRIA DOS GRUPOS DE BAGUNÇAS
Nesse período Octacílio Evangelista Paiva era o intendente municipal que controlava a situação, este teria que obedecê-lo dando lhes refeições e residências, as invasões atribuíam pânico aos habitantes, todos fugiam para localidades vizinhas para se protegerem. Esta revolta ocorria em todo sertão Nordestino e era chefiado por lampiões conhecido como rei das bagunças. Certo dia ocorreu uma desagradável situação onde os jagunços revoltosos invadiram a vila em pleno dia de feira livre vindo a acarretar visível constrangimento a todos feirantes. Devido ao acontecido ocorreu pânico e medo na praça da matriz, com isso o intendente municipal Octacílio Evangelista Paiva impôs ampla atitude para o controle da situação. Onde obteve resultados admiráveis. Este fato tornou-se marcante e deve ser explorado na historia da antiga vila dos Palmares.
HISTÓRIA DOS GRUPOS DE BAGUNÇAS
A história dos grupos de revoltosos tornou-se memorável por ser um acontecimento marcante e espontâneo na historia da vila.
As bagunças eram grupos revolucionários de homens, dando o nome de revoltosos, chegavam à vila pela estrada da passagem onde deviam expandir elevação de revoltas com gritos retumbantes ao ar, eram verdadeiramente poderosos jagunços.
Octacílio Evangelista Paiva |
Nenhum comentário:
Postar um comentário